Mapas mentais e Resumos Tudo que você precisa saber.

O que são Mapas Mentais?

Mapas mentais é o nome dado a um tipo de diagrama que foi criado pelo inglês Tony Buzan. São representações de pensamentos que são divididos por um conceito central para melhorar a memorização e aprendizado.
Os mapas mentais são essenciais para os estudos pois eles simplificam as informações mais relevantes do conteúdo estudado, auxiliando nosso cérebro a fazer novas associações mais rápido, melhorando as conexões entre os conceitos-chave.

Qual a importância dos Mapas Mentais?

Ao fazermos os mapas mentais estamos trabalhando com os dois lados do nosso cérebro, o lado criativo e o racional, sendo um método muito eficaz pois melhora a memória e a compreensão através da representação seja ela por imagens, palavras-chaves e o que a criatividade permitir.
Os mapas mentais podem ser usados para expressar suas ideias fazendo conexões com uma visão mais ampla e uma rápida compreensão do tema.

Como criar Mapas Mentais?

Para criar mapas mentais vou colocar como sugestão os passos que eu sigo. Lógico que antes de iniciar, estude o conteúdo por diversas fontes, eu primeiro assisto a aula, faço anotações e complemento as anotações com informações de pelo menos dois livros diferentes. Após esse estudo vejo os pontos que preciso lembrar do conteúdo e os que tenho dificuldade em aprender e então sigo os passos abaixo:
  • Inicie com uma ideia central. Todos sugerem iniciar no centro da folha, mas eu particularmente, utilizo em outros locais dependendo do assunto e como eu acho melhor de visualizar, afinal os mapas mentais são pessoais, cada um faz suas anotações que considera importante para usar como revisão depois.;
  • Crie as ramificações, ou seja, as conexões entre a ideia central e as secundárias;
  • palavras-chaves e imagens-chaves são as responsáveis pela ativação da memória, fazendo com que o cérebro assimile e memorize as informações. Evite colocar frases longas;
  • Utilize cores. O recomendado é uma cor para cada ramo principal;

Como usar os Mapas Mentais?

Eu utilizo para:
  • Revisar o conteúdo no mínimo de 15 em 15 dias;
  • Realizar exercícios (facilita muito para as primeiras questões, depois com o tempo eu já começo a realizar sem o uso do mapa);
  • Revisão pré-prova (uma semana antes da prova, reviso eles todos os dias).
como fazer um bom resumo

Espero que gostem das dicas, bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário