Tudo o que você precisa saber do Projeto Político Pedagógico (PPP) para concursos públicos
O PPP é um assunto muito recorrente nos concursos da área da Educação. Com base em questões dos últimos 2 anos dos concursos na área da educação, fica a dica do que você realmente precisa saber sobre o Projeto para gabaritar essas questões:
● A elaboração do PPP é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro.
● O PPP de uma escola não é uma formalidade, mas um guia de trabalho para todos os envolvidos na dinâmica institucional. Nesta perspectiva, em relação ao projeto, é tarefa da equipe pedagógica: Desenvolver processos de acompanhamento e avaliação através de análise de informações relativas às ações previstas.
● O PPP relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
● Acompanhando as transformações ocorridas no cenário mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças na realidade do ensino nacional. Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, que têm como um dos seus objetivos estimular a reflexão crítica dos participantes dos processos de formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico das escolas de educação básica.
● De acordo com VASCONCELLOS, para a elaboração do processo de planejamento do PPP, enquanto Elaboração, o Projeto deve contemplar a reflexão em três dimensões fundamentais: Análise da Realidade, Projeção de Finalidades e Plano de Ação.
● A construção do PPP da escola exige a definição de princípios, objetivos, estratégias e, acima de tudo, um trabalho coletivo para a sua operacionalização. Numa perspectiva crítica e democrática, o projeto político-pedagógico da escola proporciona:
- Melhoria da organização pedagógica, administrativa e financeira da escola, bem como o estabelecimento de novas relações pessoais e interpessoais na instituição;
- Redimensionamento da prática pedagógica dos professores e formação continuada do quadro docente.
● Estabelecido pela atual legislação brasileira, o PPP deve contemplar a questão da qualidade de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades, níveis e modalidades. Nesse sentido, o PPP exige em sua construção a participação de todos os agentes do processo educativo: professores, funcionários, pais e alunos.
● A implementação do PPP é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
● A Unidade Escolar, como promotora da aprendizagem de conhecimentos significativos, faz a organização curricular em seu PPP, levando em consideração diferentes saberes dos contextos ecológico, demográfico, social e cultural. Com essa articulação, o processo educativo assume uma perspectiva multidimensional.
Esse é um conteúdo relativamente fácil, mas se não estiver na ponta da língua você pode acabar sendo confundido pela banca em suas famosas "pegadinhas". Então é sempre bom ter um resuminho do que realmente você precisa saber. Pegue essas dicas do PPP e faça uma ficha de estudos ou anote em seu caderno e não esqueça de dar uma olhadinha antes da prova para refrescar a memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário