ATIVIDADES PARA TREINARAvaliação na perspectiva de Jussara
Hoffmann
Marque V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) As tarefas
são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos
alunos ao longo do processo.
( ) É importante
garantir a espontaneidade do aluno para a realização das tarefas.
( ) Os
trabalhos em grupo propõem a reflexão, porém não permitem o desenvolvimento do
conhecimento em sua perspectiva de compreensão.
Sobre o projeto-político-pedagógico:
( ) O projeto-político-pedagógico é algo que é construído e em
seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do
cumprimento de tarefas burocráticas.
( ) Todo projeto pedagógico da escola é também um
projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico
com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
( ) O projeto-político-pedagógico
deve ser considerado como um processo temporário de reflexão e discussão dos
problemas da escola.
Marque com X nas corretas:
Os estudos de avaliação desafiam a trabalhar em
três dimensões, sendo elas:
( ) Análise
de experiências vividas
( ) Observação
individual
( ) Respeito
à sensibilidade do professor
( ) Pesquisas
( ) Aprofundamento
teórico
( ) Elaboração
de testes
Para Jussara
Hoffmann, a avaliação deve ser fundamentalmente:
( ) Mediadora
( ) Classificadora
( ) Verificadora
( ) Certificadora
( ) Seletiva
De acordo com
Hoffmann, avaliar qualitativamente significa um julgamento mais:
( ) Segmentável e brando
( ) Próprio e eficaz
( ) Único e moderado
( ) Global e intenso
( ) Tênue e global
(1) Aprendizagem (2) Avaliação (3) Dialogar (4)
Acompanhar
(--)
Significa modificação de comportamento que alguém que ensina produzi em alguém
que aprende.
(--)
Significa descobrir a razão das coisas e pressupõe a organização das
experiências vividas pelos sujeitos numa compreensão progressiva das noções.
(--)
Significa o controle permanentemente exercido sobre o aluno no intuito de ele
chegar a demonstrar comportamentos definidos como ideais pelo professor.
(--)
Significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre
as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se a um
saber enriquecido.
(--)
É perguntar e ouvir respostas.
(--)
É refletir em conjunto (professor e aluno) sobre o objeto de conhecimento.
Exige aprofundamento em teoria de conhecimento e nas diferentes áreas do saber.
(--)
É favorecer o “vir a ser”, desenvolvendo ações educativas que possibilitem
novas descobertas.
RESPOSTAS:
Marque V para Verdadeiro e F para Falso:
(C) As tarefas são elementos essenciais para a
observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo.
(C) É importante garantir a espontaneidade do aluno para a
realização das tarefas.
(E) Os trabalhos em grupo propõem a reflexão, porém
não permitem o desenvolvimento do conhecimento em sua perspectiva de
compreensão.
Sobre o projeto-político-pedagógico:
(E) O projeto-político-pedagógico é algo que é construído e em
seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do
cumprimento de tarefas burocráticas.
(C) Todo projeto pedagógico da escola é também um
projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico
com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
(E) O projeto-político-pedagógico deve ser
considerado como um processo temporário de reflexão e discussão dos problemas
da escola.
Marque com X nas corretas:
Os estudos de avaliação desafiam a trabalhar em
três dimensões, sendo elas:
(X) Análise de experiências vividas
( ) Observação
individual
(X) Respeito à sensibilidade do professor
( ) Pesquisas
(X) Aprofundamento teórico
( ) Elaboração
de testes
Para Jussara
Hoffmann, a avaliação deve ser fundamentalmente:
(X) Mediadora
( ) Classificadora
( ) Verificadora
( ) Certificadora
( ) Seletiva
De acordo com
Hoffmann, avaliar qualitativamente significa um julgamento mais:
( ) Segmentável e brando
( ) Próprio e eficaz
( ) Único e moderado
(X) Global e
intenso
( ) Tênue e global
(1) Aprendizagem (2) Avaliação (3)
Dialogar (4) Acompanhar
(1) Significa modificação de comportamento que alguém que
ensina produzi em alguém que aprende.
(1) Significa descobrir a razão das coisas e pressupõe a
organização das experiências vividas pelos sujeitos numa compreensão
progressiva das noções.
(2) Significa o controle permanentemente exercido sobre o
aluno no intuito de ele chegar a demonstrar comportamentos definidos como
ideais pelo professor.
(2) Significa ação provocativa do professor, desafiando o
educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses,
encaminhando-se a um saber enriquecido.
(3) É perguntar e ouvir respostas.
(3) É refletir em conjunto (professor e aluno) sobre o
objeto de conhecimento. Exige aprofundamento em teoria de conhecimento e nas
diferentes áreas do saber.
(4) É favorecer o “vir a ser”, desenvolvendo ações educativas que possibilitem novas descobertas.
Gostaram? Como foi seu desempenho? Comente! Bons estudos!!
Muito bom, pois ainda não tinha estudado algo na visão da autora.
ResponderExcluir