Avaliação na perspectiva de Jussara Hoffmann

ATIVIDADES PARA TREINAR
Avaliação na perspectiva de Jussara Hoffmann


Marque V para Verdadeiro e F para Falso:

 

(  ) As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo.

(  ) É importante garantir a espontaneidade do aluno para a realização das tarefas.

(  ) Os trabalhos em grupo propõem a reflexão, porém não permitem o desenvolvimento do conhecimento em sua perspectiva de compreensão.

 

Sobre o projeto-político-pedagógico:

 

( ) O projeto-político-pedagógico é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.

( ) Todo projeto pedagógico da escola é também um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

(   O projeto-político-pedagógico deve ser considerado como um processo temporário de reflexão e discussão dos problemas da escola.

 

 

Marque com X nas corretas:

 

Os estudos de avaliação desafiam a trabalhar em três dimensões, sendo elas:

 

(  ) Análise de experiências vividas

(  ) Observação individual

(  ) Respeito à sensibilidade do professor

(  ) Pesquisas

(  ) Aprofundamento teórico

(  ) Elaboração de testes

 

Para Jussara Hoffmann, a avaliação deve ser fundamentalmente:

 

(  ) Mediadora

(  ) Classificadora

(  ) Verificadora

(  ) Certificadora

(  ) Seletiva

 

De acordo com Hoffmann, avaliar qualitativamente significa um julgamento mais:

 

(  ) Segmentável e brando

(  ) Próprio e eficaz

(  ) Único e moderado

(  ) Global e intenso

(  ) Tênue e global

 

(1) Aprendizagem (2) Avaliação (3) Dialogar (4) Acompanhar

 

(--) Significa modificação de comportamento que alguém que ensina produzi em alguém que aprende.

(--) Significa descobrir a razão das coisas e pressupõe a organização das experiências vividas pelos sujeitos numa compreensão progressiva das noções.

(--) Significa o controle permanentemente exercido sobre o aluno no intuito de ele chegar a demonstrar comportamentos definidos como ideais pelo professor.

(--) Significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.

(--) É perguntar e ouvir respostas.

(--) É refletir em conjunto (professor e aluno) sobre o objeto de conhecimento. Exige aprofundamento em teoria de conhecimento e nas diferentes áreas do saber.

(--) É favorecer o “vir a ser”, desenvolvendo ações educativas que possibilitem novas descobertas.

 

RESPOSTAS:


Marque V para Verdadeiro e F para Falso:

 

(C) As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo.

(C) É importante garantir a espontaneidade do aluno para a realização das tarefas.

(E) Os trabalhos em grupo propõem a reflexão, porém não permitem o desenvolvimento do conhecimento em sua perspectiva de compreensão.

 

Sobre o projeto-político-pedagógico:

 

(E) O projeto-político-pedagógico é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.

(C) Todo projeto pedagógico da escola é também um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

(E) O projeto-político-pedagógico deve ser considerado como um processo temporário de reflexão e discussão dos problemas da escola.

 

 

Marque com X nas corretas:

 

Os estudos de avaliação desafiam a trabalhar em três dimensões, sendo elas:

 

(X) Análise de experiências vividas

(  ) Observação individual

(X) Respeito à sensibilidade do professor

(  ) Pesquisas

(X) Aprofundamento teórico

(  ) Elaboração de testes

 

Para Jussara Hoffmann, a avaliação deve ser fundamentalmente:

 

(X) Mediadora

(  ) Classificadora

(  ) Verificadora

(  ) Certificadora

(  ) Seletiva

 

De acordo com Hoffmann, avaliar qualitativamente significa um julgamento mais:

 

(  ) Segmentável e brando

(  ) Próprio e eficaz

(  ) Único e moderado

(X) Global e intenso

(  ) Tênue e global

 

(1) Aprendizagem (2) Avaliação (3) Dialogar (4) Acompanhar

 

(1) Significa modificação de comportamento que alguém que ensina produzi em alguém que aprende.

(1) Significa descobrir a razão das coisas e pressupõe a organização das experiências vividas pelos sujeitos numa compreensão progressiva das noções.

(2) Significa o controle permanentemente exercido sobre o aluno no intuito de ele chegar a demonstrar comportamentos definidos como ideais pelo professor.

(2) Significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.

(3) É perguntar e ouvir respostas.

(3) É refletir em conjunto (professor e aluno) sobre o objeto de conhecimento. Exige aprofundamento em teoria de conhecimento e nas diferentes áreas do saber.

(4) É favorecer o “vir a ser”, desenvolvendo ações educativas que possibilitem novas descobertas.




Gostaram? Como foi seu desempenho? Comente! Bons estudos!!




Um comentário: